segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vitória heróica

O Cruzeiro superou o atual líder do Campeonato Brasileiro, dentro da casa do adversário, na tarde deste domingo, pela 11ª rodada da competição. O Melhor Clube Brasileiro do Século XX não se intimidou diante de um estádio cheio e bateu o Corinthians por 1 x 0, com um belo gol de Wallyson. Com o triunfo, a Raposa chegou aos 18 pontos, consolidou sua arrancada na disputa, aproximando ainda mais dos primeiros colocados e freando o ímpeto do time paulista, que ainda não tinha perdido no Nacional.

O Cruzeiro foi configurado com uma formação diferente, com Everton substituindo Leandro Guerreiro, fora da partida por suspensão, e Roger compondo o meio de campo. Montillo atuou mais avançado, como segundo atacante.

Apesar de jogar fora de casa, quem tomou a iniciativa no jogo foi o Cruzeiro, que logo aos dois minutos ameaçou com o lateral-direito Vitor, que recebeu bola na entrada da área, fintou o marcador e chutou forte. O goleiro Renan espalmou para escanteio. Na cobrança, após confusão na área a bola quase entra. A defesa do time paulista tira em cima da linha.

O Cruzeiro pressionava mais, porém os contra-ataques do Corinthians representavam muito perigo ao gol celeste. A partida iniciou muito disputada, com muitas faltas de lado a lado. Aos sete minutos, um susto. Jorge Henrique cobrou falta e na sobra, o volante Ralf chutou e a bola correu pela rede do gol de Fábio, só que pelo lado de fora, levantando a torcida, que chegou a comemorar.

No decorrer da primeira etapa, o duelo começou a ficar bastante congestionado no meio de campo, com entradas duras e marcação firme das duas equipes. As chances de gol diminuíam, mas o Cruzeiro seguia ameaçando mais, conseguindo chegar ao ataque com mais freqüência que o adversário.

Depois de boa trama do Corinthians, o meia Danilo penetrou pela esquerda e na hora do cruzamento, que saiu rasteiro, o lateral Vitor chegou cortando e mandando a bola para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, também. Danilo desviou de cabeça no primeiro pau, mas ninguém do time paulista completou a jogada.

O Corinthians poderia ter aberto o placar aos 43 minutos, em uma jogada de contra-ataque que tinha tudo para ser fulminante. O atacante Emerson avançou em velocidade livre de marcação, invadiu a área com perigo, mas o zagueiro Gil mostrou grande capacidade de recuperação e barrou o chute a gol na hora ‘H’.

O primeiro tempo encerrou aos 47 minutos, embora o árbitro Leandro Vuaden tenha dado um de acréscimo. Ele esperou a cobrança de falta do time paulista, pela esquerda. A bola foi alçada muito mal e a defesa celeste cortou em cima da linha da área, proporcionando contra-ataque para o Cruzeiro, interrompido pelo juiz, que concluiu a etapa do jogo.

Segundo tempo

Os técnicos Joel Santana e Tite não promoveram alterações em seus times no vestiário e a segunda etapa foi iniciada com o Corinthians tomando a iniciativa e chegando com perigo ao gol de Fábio. Nos primeiros cinco minutos, a Raposa teve de segurar no campo de defesa.

GOL! Entretanto, aos nove minutos de segundo tempo, o atacante Wallyson mostrou inteligência e abriu o placar com uma verdadeira pintura. O atacante celeste ganhou disputa de bola no meio de campo, olhou para o gol e viu o goleiro Renan adiantado. De primeira, o camisa 9 emendou um chutaço que encobriu o arqueiro e morreu no fundo das redes. 1 x 0 para o Cruzeiro.

O Cruzeiro atuava com grande poder de marcação, fechado em seu sistema defensivo, não deixando o adversário se aproximar do gol de Fábio. A equipe cinco estrelas se portava bem atrás e ligava contra-ataques em velocidade com muito perigo, sempre passando pelos pés de Montillo Roger e Wallyson.

Aos 21 minutos, o jogo se tornou ainda mais tenso para o Cruzeiro, depois que o lateral-esquerdo Gilberto cometeu falta no meio de campo e levou o segundo cartão amarelo dentro da partida, Raposa teve que se desdobrar para manter a vantagem no placar.

O Corinthians tentava pressionar, sobretudo pelo seu lado direito, setor que ficou desfalcado com a expulsão de Gilberto. O meia Danilo quase empatou o jogo com um chute na entrada da área, aos 33 minutos do segundo tempo, mas a bola subiu de mais e saiu pela linha de fundo. Tiro de meta para o time celeste.

O time estrelado chegou bem perto de ampliar o marcador aos 36 minutos, respondendo ao ataque do adversário. Montillo dominou perto da área, em posição central e tentou surpreender o goleiro Renan, dando um toque de pés esquerdo, por cobertura, mas o chute saiu forte e a bola viajou por cima da meta.

Em seguida, o goleiro Fábio fez linda defesa, em uma bomba do meio campista Ralf. O atacante Emerson fez o pivô e o volante soltou o pé, mas o camisa um cruzeirense saltou e espalmou, mandando a bola para fora.

Nos minutos finais o técnico Joel Santana fez uma mudança para fechar ainda mais o Cruzeiro. Saiu o volante Everton, que estava atuando na lateral esquerda, para a entrada do zagueiro Léo. A alteração ajudou a compor o sistema defensivo cinco estrelas, que se segurou até o apito final e conseguiu derrotar o líder do Campeonato Brasileiro, impondo a quebra da invencibilidade do Corinthians na competição.
  
CRUZEIRO 1 X 0 CORINTHIANS

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Pacaembu, em São Paulo
Data: 24/07/2011 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Gol: Wallyson, aos 9 minutos do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Vitor (Ortigoza), Naldo, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Fabrício, Everton (Léo), Roger (Anselmo Ramon) e Montillo; Wallyson.

Corinthians
Renan; Welder, Chicão, Leandro Castán e Ramon (Alex); Ralf, Paulinho e Danilo (Elias); Willian, Jorge Henrique (Edenílson) e Emerson.

Cartões amarelos: Gil, Gilberto (2), Montillo, Everton, Fábio (Cruzeiro); Leandro Castan, Ramon, Emerson (Corinthians)
Cartões vermelhos: Gilberto (Cruzeiro)

Parabéns Cruzeiro. 

Saudações.

As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que o torcedor acha?