domingo, 17 de julho de 2011

Dr. Sérgio Freire explica o doping de Rafael

O médico do Cruzeiro. Dr. Sérgio Freire Júnior concedeu uma entrevista coletiva na manhã deste sábado para esclarecer a situação envolvendo o goleiro Rafael, após o uso de um medicamento (colírio para conjuntivite) e resultado de um exame que constatou a presença da substância predinisona, que é permitida, mas que foi detectada em concentração alta.

“A substância encontrada foi a predinisona. É um corticóide, cujo uso é permitido, desde que seja em uso tópico (pomada, colírio). Ela não é permitida em uso oral, muscular, venoso, ou seja, o uso sistêmico. Desta forma, como o resultado do exame (antidoping) do Rafael deu uma concentração muito alta da predinisona, foi considerado como resultado positivo. Sisso foi no jogo do dia 1º de maio. Desde o dia 18 de abril ele estava fazendo o uso desse medicamento, por uma avaliação oftalmológica, diagnosticada uma conjuntivite bacteriana, junto com uma inflamação na pálpebra. Dessa forma, foi prescrito esse medicamente como o prórpio controle de doping permite, autoriza esse uso. Ele estava usando desde a consulta, por uma prescrição médica, com o conhecimento do Departamento Médico, e o que fez com que o resultado desse positivo, realmente, foi a alta concentração no exame do Rafael. Isso, por algum motivo, ou o organismo dele absorveu demais essa substância, ou não teve condições de eliminar, então a concentração foi mais elevada do que o habitual”, disse Sérgio Freire Júnior.

O profissional do Departamento Médico também explicou o que deve acontecer até o julgamento, ainda a ser marcado, uma vez que o Cruzeiro não foi oficialmente notificado, o que deve acontecer no início da semana que vem. Desta forma, Rafael não está suspenso e está relacionado para a partida deste domingo, contra o Bahia, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“A Comissão de Doping comunicou isso para a Federação Mineira de Futebol (FMF) na tarde de sexta-feira. É provável que a Federação se pronuncie já na segunda-feira, seguindo os parâmetros normais, o Clube é notificado e o caso irá a julgamento. Esse julgamento deve acontecer nos próximos 30 dias. Então, nesse prazo, da comunicação até o julgamento, a gente tem que esperar a decisão da Federação Mineira, para ver se o atleta será afastado durante esse período, se não vai. Essa informação a gente ainda não tem”.

Rafael, por sua vez, ratificou as palavras do Dr. Sérgio Freire Júnior e disse estar tranquilo, uma vez que tem plena consciência de que não fez uso de medicação sem o conhecimento do Departamento Médico, e mais ainda pela substância encontrada, ainda que em concentração elevada, é permitida.

“Eu estou bem tranquilo, pois sei que fizemos tudo certo. Foi por conta mesmo de uma conjuntivite, não tomei nenhum medicamento por contra própria. Fui a um profissional, a um oftalmologista. Ele me passou os remédios, um colírio, eu procurei o Departamento Médico, mostrei antes de tomar os remédios. A cabeça está bem tranqüila, sei que fizemos o que foi correta. Ninguém pode tomar medicamento aqui no Cruzeiro sem o conhecimento do Departamento Médico”, afirmou o jogador, bastante lúcido.

Saudações.

As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que o torcedor acha?