domingo, 12 de dezembro de 2010

Cruzeiro não vai recorrer ao STJD contra o Flu

O Cruzeiro não se aproveitará da brecha jurídica aberta no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar tirar o título brasileiro do Fluminense. O Tricolor Carioca poderia ser punido por conta de suposto erro na escalação do volante Valencia em partida contra o próprio time mineiro, pela 29ª rodada.

Quando foi contratado do Atlético-PR, o colombiano tinha um cartão amarelo acumulado. Segundo o regulamento do Brasileirão, a advertência não é anulada em caso de transferência. Assim, após dois outros cartões, Valencia foi corretamente sacado pelo Fluminense para cumprir suspensão automática.

O Duque de Caxias, no entanto, foi absolvido na quinta-feira pelo STJD mesmo após não cumprir o regulamento da Série B, que, neste ponto, é idêntico ao da Primeira Divisão. O clube contratou o meia Leandro Chaves, ex-Ipatinga, com um cartão amarelo. Ele, porém, cumpriu suspensão somente após outras três advertências, totalizando quatro.

O STJD considerou o Duque de Caxias inocente - o clube alegou que não teve acesso à relação de cartões aplicados anteriormente a Leandro Chaves. Para o procurador-geral do tribunal, Paulo Schmidt, a decisão poderia abrir um precedente para que o Fluminense, mesmo agindo corretamente, fosse punido.

- A norma internacional é muito clara, tem de cumprir a suspensão automática. Acho que os clubes em geral fazem certo. Basta que o clube tenha um jogador transferido e tenha computado a suspensão. Isso poderia gerar grandes problemas, mas é preciso aguardar o Cruzeiro, para saber se entrará ou não com recurso - explicou Schmidt ao LANCENET!.

O clube mineiro, por sua vez, descartou qualquer denúncia ao STJD.

- O regulamento é muito claro. Tem de somar os cartões do primeiro e do segundo clube. O Fluminense não pode ser punido. O Cruzeiro não pode denunciar porque o Fluminense agiu corretamente. Iríamos passar o atestado de incompetência - afirmou o chefe do departamento jurídico do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares.

Tranquilidade
Antes mesmo de o Cruzeiro se manifestar, o Fluminense já se dizia tranquilo em relação ao caso.

- Isso não tem fundamento algum. Eles estão se baseando no julgamento do Duque de Caxias. Aquela foi uma decisão que entendeu que o Duque escalou o jogador e não teve responsabilidade pelo erro, porque não teve acesso à lista de cartões do outro clube. A legislação é clara e nítida. Estamos tranquilos - minimizou o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt.

Saudações. 

As informações são do Lance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que o torcedor acha?