segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cruzeiro estreia com goleada

O Melhor Clube Brasileiro do Século XX estreou em grande estilo na disputa do Campeonato Mineiro BMG. O Cruzeiro aplicou 3 x 0 na Caldense, na tarde deste domingo, na Arena do Jacaré e saiu na frente na briga pelo título estadual. O time celeste superou o sol intenso que estava sobre a cidade de Sete Lagoas, furou a forte marcação do adversário com Wellington Paulista, Diego Renan e Dudu e saiu de campo com os três pontos que o coloca nas primeiras posições na tabela.

O forte calor que atingiu Sete Lagoas no início da partida foi um adversário à parte para as duas equipes. O jogo começou cadenciado, mas com o Cruzeiro fazendo pressão, com muitas investidas pelas pontas.

O time celeste teve sua primeira grande oportunidade aos 15 minutos da etapa inicial, com o zagueiro Léo. Após excelente tabela de Gilberto com Henrique, o meia celeste encontrou Léo livre de marcação na área adversária. O defensor chutou de cabeça baixa, cara a cara com Glaysson e a bola saiu em linha de fundo, passando muito perto do canto esquerdo.

O Cruzeiro seguiu dominando o jogo, mas pecava com muitos chutes de fora da área, que saíam sem direção.

A resposta da Caldense veio aos 23 minutos. O atacante Rivaldo recebeu passe totalmente livre de marcação na entrada da área. O jogador avançou e bateu sem qualidade e a bola saiu à esquerda. Destaque para Fábio, que fechou bem o ângulo do oponente.

Com boa movimentação de Diego Renan, Gilberto e Montillo, o Cruzeiro mantinha o domínio da partida. Aos 34, a bola não entrou por capricho. Após um chute rasteiro cheio de veneno de longa distância, Glaysson bateu roupa e a bola sobrou para Thiago Ribeiro. O velocista puxou para o meio da área, chutou com muita força e a bola voou tirando tinta da trave, próximo ao ângulo esquerdo.

Aos 41, uma jogada plástica levantou a China Azul. Após chute prensado de Wellington Paulista, a bola tomou altura e o meia Gilberto dominou com categoria, de pé direito e sem deixar a bola cair, emendou um lindo voleio de canhota e quase acertou o ângulo esquerdo de Glaysson.

A etapa inicial foi encerrada sem acréscimos e gols, mas com o Cruzeiro se apresentando melhor e mais organizado em campo.

Segundo tempo

O Cruzeiro voltou melhor no segundo tempo, determinado a abrir o placar. Logo aos 10 minutos, Montillo cobrou falta com categoria e a bola passou muito perto, mas encobriu o gol. Em seguida, o argentino cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Léo. A bola bateu no chão e quase morreu no ângulo direito de Glaysson, que já estava batido.

A Caldense não se intimidou e quase surpreendeu o Cruzeiro. Em lance de contra-ataque, o jogador do time adversário tentou deslocar Fábio, mas o camisa 1 celeste cresceu e com a mão direita, fez grande defesa.
De tanto insistir o Cruzeiro chegou ao gol. Thiago Ribeiro invadiu a área em velocidade e foi derrubado com carrinho, cometido pelo camisa 2 da Caldense. O árbitro assinalou pênalti, que Wellington Paulista converteu com competência. O camisa 9 da Raposa chutou com força no canto direito, fora do alcance do goleiro, que caiu para a esquerda.

Logo após o gol de Pênalti, o Cruzeiro fez lance fulminante para ampliar o placar. Diego Renan tabelou com Wellington Paulista e recebeu dentro da área. O lateral dominou e bateu firme no canto esquerdo. 2 x 0 Raposa.

Com o placar favorável, o time cinco estrelas passou a jogar com mais confiança. A equipe administrava a partida, tocava a bola com inteligência, a fim de poupar os jogadores do forte calor.

O adversário se esforçava para diminuir a diferença, mas seu ataque não correspondia e falhava feio nas poucas chances criadas. Aos 31 minutos da etapa final, o ataque do time de Poços de Caldas teve uma grande chance de marcar em cobrança de falta. O jogador levantou a bola na área e o atacante mergulhou sozinho, fez pose para cabecear, mas furou horrivelmente, a exemplo do lance do primeiro tempo.

O garoto Dudu, que entrou no lugar de Montillo, a exemplo do amistoso contra o Uberlândia, no último domingo, deixou sua marca. O meia iniciou boa jogada, lançando Wallyson. O atacante tocou para o meio da área, a bola foi desviada pela defesa da Caldense e sobrou livre para o camisa 16 fuzilar e fazer o terceiro tento celeste.

Nos minutos finais, a Raposa cadenciou o jogo para assegurar o placar de 3 x 0. Com o triunfo, o Cruzeiro largou na frente na tábua de classificação do Campeonato Mineiro BMG e já está temporariamente na liderança da competição estadual, ao lado da equipe do Guarani, que venceu o Ipatinga por 5 x 0.

CRUZEIRO 3 X 0 CALDENSE

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro BMG
Local: estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 30/01/2011 (domingo)
Horário: 17h
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Gols: Wellington Paulista, aos 19 minutos; Diego Renan, aos 22  e Dudu, aos 40, todos do segundo tempo

Cruzeiro: Fábio, Rômulo (Wallyson), Gil, Léo e Diego Renan; Pablo, Henrique, Gilberto (Pedro Ken) e Montillo (Dudu); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Cuca

Caldense: Glaysson, Ivo (Robinho), Rafael Dias, André Alves, Anderson Carvalho, Márcio Loyola (Flavinho); Maxsuel, Mário, Luisinho; Mirandinha e Rivaldo (Fabrício)
Técnico: Paulo César Catanoce

Cartões amarelos: Rômulo, Léo, Gil e Pablo (Cruzeiro); André Alves e Rivaldo (Caldense)

Saudações

As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Everton não passa nos exames médicos e volta para o Cruzeiro

Everton ficará no Cruzeiro. O volante que estava em Porto Alegre para assinar um contrato de empréstimo com o Grêmio para a temporada de 2011, não irá mais para o clube gaúcho. No exame de ressonância magnética realizado pelos médicos do Tricolor foi detectada a ruptura do tendão do tornozelo esquerdo do jogador e ele retornou para Belo Horizonte.

- Lamento pelo fato de a lesão só ter sido detectada na ressonância. Agora é pensar em ter uma boa recuperação e voltar logo aos gramados para ajudar o Cruzeiro nesta temporada que será muito difícil por causa da Libertadores. Sei do meu potencial e voltarei para brigar por uma vaga no time titular do Cruzeiro – afirmou o volante, que ainda tem três anos de contrato com o clube mineiro.

Everton deve ficar afastado dos campos entre 40 e 60 dias. O jogador viaja para o Ceará nesta sexta-feira para resolver problemas particulares e retorna ao clube mineiro na terça-feira para voltar ao tratamento. 

Saudações

As informações são do Lance!

Cruzeiro anuncia empréstimos

O Diretor de Futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, anunciou na tarde desta quinta-feira os empréstimos de alguns jogadores do elenco celeste. O volante Everton vai para o Grêmio-RS, o meia Bernardo para o Vasco da Gama-RJ, e os atacantes Kieza para o Náutico-PE e Eliandro para o América-MG. Os empréstimos serão até o fim do ano.

Além deles, o goleiro Douglas Borges foi emprestado para o Guarani-MG, o meia Camilo para o Mirassol-SP e os atacantes Thiaguinho para o Goiás, Reinaldo Alagoano para o Mirassol-SP e Anselmo Ramon para o Oeste-SP.

Saudações.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cruzeiro bate Uberlândia

O Melhor Clube Brasileiro do Século XX começou muito bem a temporada 2011 e venceu o Uberlândia por 3 x 0, em amistoso disputado na tarde deste domingo, no estádio Parque do Sabiá, na cidade do Triângulo Mineiro. Diego Renan, Dudu e Caetano, contra, marcaram os gols da Raposa, que fará sua estréia no Campeonato Mineiro no próximo domingo, contra a Caldense, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Sob um calor muito forte, o jogo começou morno, com as equipes se poupando e estudando as ações do adversário. Ainda em ritmo de pré-temporada, a Raposa só apareceu com perigo no ataque aos 13 minutos, em jogada de Thiago Ribeiro. O atacante cruzou para Reis, dentro da área, mas Rodrigo Posso se antecipou e defendeu. Um minuto depois, Reis recebeu passe na entrada da área, mas finalizou mal, para fora.

Até então espectador da partida, o goleiro celeste Fábio segurou firme uma falta cobrada por Júlio César, aos 26 minutos. Na sequência, em contra-ataque, Fábio saiu mal da área e o Cruzeiro só não levou o gol porque o zagueiro Gil tirou quase em cima da linha uma bola chutada por Hugo, de bicicleta.

O time da casa atravessava um bom momento e criou outra boa jogada ofensiva, que culminou em um chute colocado de Júlio César, que Fábio colocou para escanteio.  O Cruzeiro acordou e, em excelente jogada trabalhada, abriu o marcador, aos 39 minutos.

No lance, Henrique, dentro da área, tocou para Gilberto, que passou rapidamente para Diego Renan. O lateral dominou, tirou o marcador da jogada e chutou forte, sem chance alguma para Rodrigo Posso. Cruzeiro 1 x 0.

Segundo tempo

O Cruzeiro voltou para a segunda etapa com duas alterações. Roger e Dudu entraram nos lugares de Gilberto e Reis. As mexidas surtiram efeito, tanto que, logo aos 8 minutos, o meia Roger acertou um excelente lançamento para Dudu, que chutou na saída do goleiro do Uberlândia. Cruzeiro 2 x 0.

Aos 13 minutos, o técnico Cuca fez mais duas substituições, colocando Wallyson no lugar de Thiago Ribeiro e Edcarlos na vaga do zagueiro Gil. Em seguida, Rômulo deixou o campo, para a entrada de Pablo.  Aos 19 minutos, Cuca mexeu pela última vez, totalizando as nove alterações possíveis no amistoso. Fabrício Carioca, Pedro Ken, Naldo e Rafael entram e Diego Renan, Montillo, Léo e Fábio deixam o campo.

Soberano em campo, a Raposa marcou o terceiro gol aos 22 minutos. Wallyson cruzou pela direita para Dudu. Mas Caetano se antecipou e marcou gol contra. Cruzeiro 3 x 0. A equipe cinco estrelas diminuiu o ritmo, passou a valorizar mais a posse de bola e conquistou sua primeira vitória na temporada.

UBERLÂNDIA 0 X 3 CRUZEIRO
 

Motivo: amistoso
Local: estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG
Data: 23/01/2011 (domingo)
Horário: 17h
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Diego Renan, aos 39 min do 1º tempo; Dudu, aos 8 min, e Caetano, contra, aos 22 min do 2º tempo

Uberlândia: Rodrigo Posso (Marcelo Cruz); Fernando (Caio), Carlão e Rogério; Ceará (Danilo), Caetano (Vasconcelos), Carlos Magno, Hugo (Celinho) e Julio César; Rena e Tiago Azulão (Peri)
Técnico: Moacir Júnior

Cruzeiro: Fábio (Rafael), Rômulo (Pablo), Gil (Edcarlos), Léo (Naldo) e Diego Renan (Fabrício Carioca); Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto (Roger) e Montillo (Pedro Ken); Thiago Ribeiro (Wallyson) e Reis (Dudu)
Técnico: Cuca

Cartões amarelos: Gil (Cruzeiro); Rogério (Uberlândia)

Saudações
As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ortigoza é apresentado

O atacante paraguaio Ortigoza, de 23 anos, foi apresentado na tarde desta quarta-feira na Toca da Raposa II. A apresentação do novo reforço foi feita pelo Diretor de Futebol Dimas Fonseca, que explicou a negociação com o atleta, que pertence ao Sol de América-PAR.

“O Ortigoza tem seus direitos federativos presos a um clube do Paraguai, vem por empréstimo de um ano, até 31 de dezembro, com valores fixados para aquisição de 50%. Vamos arcar com os salários e pagar o empréstimo de US$ 200 mil por esse período”, disse.

O dirigente cruzeirense revelou que Ortigoza, antes de assinar o contarto com o Cruzeiro, recebeu uma proposta do futebol italiano, mas optou por manter o que havia combinado verbalmente com a Raposa.

“Queria deixar claro que, depois que conversamos e deixamos tudo acertado verbalmente, não tínhamos feito documento algum, o Ortigoza recebeu uma proposta da Udinese-ITA e não quis ir. Mostra a confiança dele no Cruzeiro, o que ele pensa da Libertadores, da importância do Cruzeiro. Talvez fosse até mais interessante para ele, financeiramente, mas ele fez a opção e a gente fica feliz por isso”.

O atacante, que em 2009 defendeu o Palmeiras-SP, estava no Ulsan Hyundai, da Coréia do Sul, e se mostrou feliz por retornar ao Brasil e, mais ainda, por ter assinado com o Cruzeiro.

“Estou muito contente por voltar ao futebol brasileiro, um dos melhores da América do Sul e do mundo. E mais feliz ainda por ser no Cruzeiro. Eu estava tranqüilo por ter acertado com o maior time de Belo Horizonte, contente por estar aqui. Agora é trabalhar e começar a ganhar condicionamento”, comentou 

Ortigoza, que destacou a base forte que foi mantida da equipe, e seu otimismo.

“Venho com a melhor predisposição possível, quero somar ao time, quero ganhar, e vou brigar por uma posição na equipe que já tem uma boa base. Primeiro, quero me colocar bem fisicamente, para depois ver o que acontece”.

Para a torcida, Ortigoza prometeu dedicação e muita raça em campo. “Sempre vai ter minha raça em campo, vou tentar sempre ajudar o time. O torcedor sempre vê o esforço do jogador, e vai ganhando confiança”.
 
Confira a ficha de Ortigoza:

Nome:
José Maria Ortigoza Ortiz
Posição: atacante
Data de nascimento: 1º de abril de 1987 (23 anos)
Local: Assunção (Paraguai)
Altura: 1,78m
Peso: 81 kg
Carreira: Sol de América-PAR (2007-2009), Palmeiras-SP (2009), Ulsan Hyundai-COR (2010) e Cruzeiro (2011)
Curiosidades: Pelo Palmeiras-SP, fez 42 jogos e marcou oito gols. No Ulsan Hyundai-COR disputou 26 partidas e marcou 17 gols.

Saudações.

Foto: Agência/VIPCOMM

As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Cruzeiro acerta contratação do atacante Reis

O Cruzeiro confirmou na manhã desta sexta-feira a contratação do atacante Reis, de 22 anos. O atleta foi um dos destaques da Ponte Preta-SP na disputa do Campeonato Brasileiro de 2010, série B.

O jogador, que é mineiro de Juiz de Fora, iniciou a carreira no time de sua cidade natal, o Tupi-MG. O atacante se destacou na equipe de Campinas-SP ao marcar 11 gols no Brasileirão 2010.

O centroavante vem para disputar uma vaga no ataque celeste com os jogadores Thiago Ribeiro, Ernesto Farías, Wallyson, Eliandro, o jovem Thiaguinho e os recém contratados Ortigoza e André Dias, que foram anunciados ontem como reforços da Raposa. Além de Wellington Paulista, que pode ser negociado com o futebol internacional, segundo o presidente Zezé Perrela, mas a princípio segue concentrado junto ao elenco estrelado.

Reis é a sétima contratação que o Cruzeiro fez para a temporada 2011. Além dele, o clube estrelado já havia confirmado a aquisição dos zagueiros Naldo e Fabrício, os volantes Leandro Guerreiro e Geovane, que também atua como lateral-direito e os atacantes supracitados.

Confira ficha do atacante
Nome: Deivid Reis Marques do Nascimento
Natural: Juiz de Fora – MG (14/07/1988)
Idade: 22 anos
Altura: 1,88
Peso: 85 kg
Clubes: Tupi, América-MG e Ponte Preta

Saudações
 
As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

Zagueiro e lateral Fabrício é novo reforço da Raposa

O zagueiro Fabrício, que estava no Palmeiras, é mais um reforço do Cruzeiro para a temporada 2011. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira pelo Presidente Zezé Perrella, em entrevista coletiva, na Toca da Raposa II. O defensor foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009.
Fabrício, que além de zagueiro atua como lateral-esquerdo, foi formado nas categorias de base do Flamengo e teve passagens pelo Paraná Clube, Hoffenheim (Alemanha) e Palmeiras. Em 2009, o jogador foi convocado para a Seleção Brasileira sub 23.

Confira a ficha do novo reforço:
Nome: Fabrício Silva Dornellas
Posição: zagueiro e lateral-esquerdo
Data de nascimento: 20 de fevereiro de 1990 (20 anos)
Local: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,88m
Peso: 82 kg
Carreira: Flamengo-RJ (2008-2010), Paraná-PR (2008), Hoffenheim-ALE (2009), Palmeiras (2010) e Cruzeiro (2011)
Título: Campeonato Brasileiro de 2009 pelo Flamengo

Saudações
 
 
As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

Presidente anuncia acerto com dupla de atacantes

O Presidente Zezé Perrella, anunciou na tarde desta quinta-feira, em entrevista coletiva, na Toca da Raposa II, a contratação de dois novos atacantes para o time do Cruzeiro: o paraguaio Ortigoza, ex-Ulsan Hyundai (Coréia do Sul); e André Dias, ex-Al Ain (Emirados Árabes).

"“Contratamos o Ortigoza, da seleção do Paraguai, o André Dias, o Fabrício, zagueiro do Palmeiras e ex-Flamengo, o Leandro Guerreiro e o Geovane, lateral e volante, que é uma promessa. E vamos ainda procurar trazer um camisa 9. Não gostamos de anunciar nada antes. Vieram bons jogadores, que vão somar, e todos vieram com o aval do nosso treinador”.

Confira as fichas dos reforços:

Ortigoza
Nome:
José Maria Ortigoza Ortiz
Posição: atacante
Data de nascimento: 1º de abril de 1987 (23 anos)
Local: Assunção (Paraguai)
Altura: 1,78m
Peso: 76 kg
Carreira: Sol de América (2007-2009), Palmeiras (2009), Ulsan Hyundai (2010) e Cruzeiro (2011)
Curiosidades: Pelo Palmeiras, fez 42 jogos e marcou oito gols. No Ulsan Hyundai disputou 26 partidas e marcou 17 gols.

André Dias
Nome:
André Felippe Seixas Dias
Posição: atacante
Data de nascimento: 11 de março de 1981 (29 anos)
Local: Montes Claros-MG
Altura: 1,79m
Peso: 80 kg
Carreira: Mirassol-SP (1999-2000), Santos-SP (2000-2002), Juventus-SP (2003), Spartak Moscou-RUS (2003), São Bento-SP (2004), Mirassol-SP (2005), Paraná-PR (2005), Iraty-PR (2006), Vasco-RJ (2007), Al Wasl-EAU (2007), Al Ain-EAU (2008-2010), Al Nassr-EAU (2010) e Cruzeiro (2011)
Títulos: Campeonato Sul-Americano sub 20 com a Seleção Brasileira em 2001, Copa do Presidente 2008/2009 pelo Al Ain e Copa Etisalat 2008/2009 pelo Al Ain
Curiosidades: Artilheiro da Copa do Presidente 2008/2009 com 9 gols e da Copa Etisalat 2008/2009 com 8 gols. Deixou o Vasco como artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2007, com quatro gols em sete partidas.

Saudações
As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Botafogo aceita proposta por Guerreiro

Tudo certo entre as três partes da negociação do Cruzeiro para ter Leandro Guerreiro, do Botafogo. OLANCENET! apurou que o alvinegro carioca aceitou no início da tarde desta quarta-feira a proposta enviada pelo clube celeste.
O Cruzeiro, desta forma, não vai ceder nenhum jogador ao Botafogo para ter Leandro Guerreiro. Uma compensação financeira será paga para que o clube faça a rescisão de contrato do camisa 5.
O vínculo de Leandro Guerreiro com o Botafogo era até o fim de 2012 e será anulado. Ele deverá assinar por dois anos com o Cruzeiro. Leandro Guerreiro deverá se despedir ainda nesta quarta-feira dos companheiros de Botafogo e viajar para Belo Horizonte. 
Saudações
As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

Três são convocados para seleção Sub-17


Três jogadores do Cruzeiro foram convocados nesta terça-feira pelo técnico Emerson Ávila para a Seleção Brasileira sub 17: o goleiro Charles e os atacantes Pedro Paulo e Léo. Os dois últimos estão com a equipe celeste na disputa da Copa São Paulo de Juniores. Os três atletas devem se apresentar na sexta-feira, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

De lá, o trio vai para um período de treinamentos em Teresópolis-RJ, entre os dias 14 e 26 de janeiro, visando o Campeonato Sul-Americano sub 17, que será disputado no Equador.entre 15 de março e 15 de abril deste ano.

Saudações


As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cruzeiro anuncia patrocinadores

O Cruzeiro anunciou a configuração dos patrocinadores da sua camisa para a temporada 2011 em evento no início da tarde desta segunda-feira na Toca da Raposa 2.

O Banco BMG continua com o espaço master (peito e costas) nos próximos dois anos com reajuste de 20% do valor inicial - agora são R$ 12 milhões anuais, como o LNET! já havia antecipado. A loja virtual Netshoes ofereceu um valor maior pela espaço premium (mangas). A empresa agora substitui a Ricardo Eletro.

A Netshoes, além de ter a sua própria loja virtual, ainda administra outros 13 portais na internet. Um deles é o ShopCruzeiro.

Outros espaços da camisa celeste ainda podem ser negociados, a exemplo do ano de 2010. Existe a possibilidade de marcas serem expostas nos ombros, nas axilas, dentro e abaixo do número e na barra da camisa.

Cada propriedade tem um valor pré-determinado pelo clube a partir de estudos de visibilidade e retorno de mídia e comercial da marca Cruzeiro.

Em 2010, nos seis jogos finais do Campeonato Brasileiro, além dos patrocínios no peito, costas e manga, o Cruzeiro negociou com o grupo Hypermarcas e a Neo Química as propriedades dos ombros, axilas e abaixo do número na camisa. A fabricante de jeans Questão de Estilo também teve sua marca estampada no manto azul. Todos os contratos já foram encerrados.

Solenidade

Estiveram presentes na cerimônia Gilvan de Pinho Tavares e Biagio Peluso, vice-presidentes do Cruzeiro, Dimas Fonseca, diretor de Futebol, Marcone Barbosa, diretor de marketing, Robson Pires, diretor comercial, Márcio Kumruian, CEO da Netshoes, Marcus Vinícius Fernandes Vieira, advogado do Banco BMG, e também representantes da diretoria e do conselho do Clube estrelado, parceiros e convidados.

Saudações.

As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cruzeiro faz 90 anos

O Melhor Clube Brasileiro do Século XX comemora neste domingo nove décadas, nas quais proporcionou aos seus 8 milhões de torcedores apaixonados, espalhados pelo mundo, muitas alegrias por diversos títulos conquistados e o orgulho de vestir a camisa estrelada. O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, pela colônia italiana de Belo Horizonte, que sonhava ser representada por uma associação esportiva.

A estreia oficial do clube celeste ocorreu no dia 3 de abril do ano de sua fundação, em partida realizada no antigo Estádio do Prado Mineiro. O então Palestra Itália venceu um misto de equipes da cidade de Nova Lima, por 2 x 0.

O primeiro título mineiro conquistado veio em 1926 e em grande estilo, ao aplicar um retumbante goleada de 10 x 1 sobre o Grêmio, no estádio do Barro Preto.

De Palestra a Cruzeiro

Em virtude da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942, um decreto-lei do governo federal proibiu o uso de termos relacionados às nações inimigas. Com isso, o Palestra Itália passou a chamar-se Palestra Mineiro.

Posteriormente, em 7 de outubro do mesmo ano, veio a mudança definitiva de nome, após reunião entre sócios e dirigentes. Inspirado na constelação do Cruzeiro do Sul, símbolo maior da pátria, foi dado o nome de Cruzeiro Esporte Clube, uma sugestão do ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.

A imagem do Cruzeiro resplandece
Na década de 60 o Cruzeiro começou a aparecer para o mundo e iniciou a trajetória de inúmeras conquistas, com o título da Taça Brasil de 1966, recentemente oficializado como título do Campeonato Brasileiro, alcançado através de duas magistrais vitórias sobre o Santos de Pelé, 6 x 2, em 30 de novembro no Mineirão e 3 x 2 em 7 de dezembro no Pacaembu.

A década seguinte também foi eternizada pela conquista da Taça Libertadores da América, hoje chamada Copa Santander Libertadores, em 1976. A final do torneio continental daquele ano foi decidida em três confrontos. O título foi garantido com dois triunfos azuis sobre o argentino River Plate. No primeiro jogo no Mineirão, vitória celeste por 4 x 1, em 21 de julho, o segundo em Buenos Aires, uma semana depois, o adversário venceria por 2 x1 e o tira-teima em Santiago, no Chile, 3 x 2 para o Cruzeiro e assim, a equipe estrelada conquista a América.

Os anos 70 foram marcados pelo elenco galáctico que compunha o time do Cruzeiro. Eternos ídolos como Raul Plassmann, Zé Carlos, Nelinho, Palhinha, Revétria, Dirceu Lopes, Piazza, Perfumo e Tostão vestiram a camisa cinco estrelas e ajudaram a firmar o time celeste entre os melhores do Brasil e do mundo. Em 3 de fevereiro de 1973 a Toca da Raposa I foi fundada, o que estabeleceu a Raposa como uma das maiores estruturas do país.

Após uma década infértil, nos anos 80, o Cruzeiro voltou a dar muitas alegrias à sua imensa torcida, conquistando títulos de expressão que recolocou a Raposa na vitrine do futebol mundial. O time cinco estrelas conquistou a Supercopa em 91 e 92, derrotando equipes argentinas, o River Plate e Racing, respectivamente.

Em 1997, mais uma vez, o Cruzeiro conquista a América e se sagra bi-campeão da Libertadores, em 13 de agosto, com uma vitória inesquecível sobre o Sporting Cristal, do Peru, por 1 x 0, diante de aproximadamente 100 mil torcedores.

A década de 90 marcou também pela conquista da Copa da Brasil, duas vezes, em 93 e 96. Vale ressaltar o feito heróico celeste no segundo título, ao bater a equipe do Palmeiras, que tinha atletas como Rivaldo, Cafú, Djalminha e Muller, na casa do adversário e trazer o troféu para Belo Horizonte.

O Cruzeiro encerrou o século XX como o melhor clube brasileiro, depois de tantas conquistas, vitórias e crescimento de sua torcida.

O século XXI iniciou da melhor maneira possível, confirmando a grandeza do Cruzeiro. Logo no primeiro ano da década a Raposa conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil.

Em 2003 veio a glória completa. O time estrelado conquistou tudo que disputou e foi o único clube brasileiro a receber a Tríplice Coroa. O Maior de Minas foi campeão mineiro, alcançou o tetra da Copa do Brasil e o bi da principal competição do país, o Campeonato Brasileiro, com uma campanha recorde. A equipe comandada em campo pelo ídolo Alex, atingiu 100 pontos e foi campeã com quatro rodadas de antecedência. A melhor campanha realizada no campeonato, na era de pontos corridos.

O Cruzeiro encerrou a primeira década do século XXI sendo campeão estadual por mais quatro vezes, após a conquista da Tríplice Coroa. Em 2004, 2006, 2008 e 2009.

Em 2011 a Raposa busca o tri do Brasileirão e da Copa Libertadores, títulos que estiveram muito próximos em anos anteriores. Em 2009 a chance de conquistar a América pela terceira vez passou perto, o time celeste foi vice ao ser derrotado pelo Estudiantes de La Plata. Em 2010, após excelente campanha no segundo turno do campeonato nacional, a equipe cinco estrelas chegou ao fim da competição em segundo lugar.

O Melhor Clube Brasileiro do Século XX pretende escrever uma história ainda mais gloriosa nos próximos dez anos, que antecedem o centenário azul, com inúmeras novas páginas heróicas e imortais. O grande campeão Cruzeiro quer dar a China Azul, outras tantas alegrias nesta nova etapa que se inicia, assim como todas as que já enchem o torcedor estrelado de orgulho.

Saudações
As informações são do Site Oficial do Cruzeiro.